La Civiltà Cattolica

LA CIVILTÀ CATTOLICA

Desde 1850, escrevemos sobre cultura, teologia, filosofia, história, sociologia, economia, política, ciência, literatura, arte, cinema.

Inicialmente com seis volumes anuais publicados a cada bimestre, esta versão em português editada por Scripta Publicações é a nona edição estrangeira da revista, que, além de seu original quinzenal italiano, tem versões também em inglês, francês, espanhol, russo, japonês, coreano e chinês.

HISTÓRIA

La Civiltà Cattolica é a mais antiga revista de cultura italiana ainda em circulação. Fundada em Nápoles por um grupo de jesuítas italianos, seu primeiro número foi impresso em 6 de abril de 1850. Sua sede logo transferiu-se a Roma.

Desejada por Pio IX para defender A Civilização Católica, como então concebida, a revista teve no Pe. Carlo Maria Curci seu inspirador e primeiro diretor, e contou, logo do início, com a colaboração de valorosos jesuítas, como os Padres Luigi Taparelli d’Azeglio, Antonio Bresciani e Matteo Liberatore.

O sucesso foi tal que a primeira tiragem, de 4.200 cópias, teve sete edições sucessivas, e, em quatro anos, o número de cópias impressas chegou a 13.000, tiragem notável para a época.

FÉ E CULTURA

Hoje, como desde sua fundação, La Civiltà Cattolica é voltada à leitura e interpretação da história, da política, da cultura, da ciência, da arte à luz da fé cristã proposta pelo Magistério da Igreja.

De modo particular, ela quer implementar com paciência e humildade o diálogo entre fé cristã e cultura contemporânea, como pedido pelo Concílio Vaticano II. Tudo isso conservando sua peculiar relação, de sintonia, com a Santa Sé, que faz parte de sua identidade, e uma particular ligação com o Pontífice. Papa Francisco a definiu uma revista “única em seu gênero”.

Seus artigos, submetidos previamente à aprovação da Secretaria de Estado do Vaticano, promovem formação e reflexão teológica, filosófica, moral, social, política e literária; com seções que abrangem, entre outras coisas, a atualidade internacional e a Vida da Igreja, personagens e documentos de destaque.

ELEVADA DIVULGAÇÃO

Embora seja uma revista de cultura geral, La Civiltà Cattolica não é um periódico popular, é de elevada divulgação. As matérias específicas são tratadas de modo a serem entendidas mesmo por pessoas não especializadas naqueles assuntos; mas a abordagem é, por quanto possível, cientificamente rigorosa e seriamente aprofundada.

UMA REDAÇÃO PARTICULAR

A revista é escrita somente por jesuítas e continua, desde sua fundação, com o mesmo método redacional. La Civiltà Cattolica, de fato, nasceu e permanece como obra não de escritores individuais, mas de um grupo de jesuítas, o Collegio degli Scrittori (Colégio dos Escritores): todos os redatores da revista, juntamente com o diretor, que é designado pelo Superior Geral da Companhia de Jesus, com o beneplácito da Santa Sé, são corresponsáveis in solidum por tudo o que se publica nela.